Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Acne na idade adulta: previna-se!


Não são apenas as adolescentes que sofrem com a acne. Na idade adulta, os incômodos sinais também podem aparecer. Veja como prevenir ou combater esse problema.


As causas da chamada acne adulta (a partir dos 25 anos) ainda estão sendo investigadas pela ciência, mas o stress - que inclui ansiedade, alterações de humor e preocupação - é o principal responsável. "Ele libera o hormônio cortisol, que provoca desequilíbrios no organismo e está ligado ao surgimento das espinhas", afirma a dermatologista Samira Yarak, professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PE).

Pesquisas americanas confirmam: 70% dos casos estão associados ao stress, a distúrbios hormonais e ao uso de anabolizantes e anticoncepcionais. Os 30% restantes são relacionados à acne na adolescência, um tipo difícil de tratar. Se você vive o drama, a maior dica é: não cutuque as espinhas nunca! Os micro-organismos presentes nas unhas causam um processo inflamatório, piorando o estado da pele. Limpe o rosto três vezes ao dia com produtos antiacne, use maquiagem hipoalergênica e observe se algum alimento agrava o quadro. Confira outras formas de prevenir e combater o incômodo.
Óleo sob controle

As isoflavonas, presentes no tofu, na farinha e no grão de soja, estimulam a ação do estrógeno, hormônio que diminui a atividade das glândulas sebáceas. Já o ácido pantotênico, encontrado na semente de girassol e no salmão, ativa o metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção de óleo na pele. Vitaminas do complexo B (peixes, leite, aves) também equilibram a produção de sebo.
Vilões do stress

A cafeína (café, chá mate e refrigerantes) está ligada ao stress. Os alimentos superproteicos (leite e carnes vermelhas gordas, como picanha, cupim e alcatra) elevam a produção de sebo. Os alergênicos (frutos do mar, chocolate, castanhas) são inimigos da pele.
Espinhas detonadas

Zinco (ovos e carnes vermelhas magras, tipo patinho e coxão mole) e selênio (pão integral e aveia) reduzem os radicais livres, responsáveis pela inflamação da acne. Os alimentos ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum e linhaça) também têm ação anti-inflamatória.
Pele saudável

A vitamina A (cenoura, abóbora, couve) aumenta a imunidade da pele e equilibra os hormônios. As vitaminas C (laranja, goiaba, mamão) e E (semente de girassol, ovo, gérmen de trigo) evitam a formação de espinhas.
Como surge a lesão

Quando a pele produz gordura em excesso, o sebo acaba obstruindo os poros. Em contato com esse acúmulo, as bactérias do rosto liberam toxinas, que geram uma inflamação com pus e, por fim, a acne.
Livre da acne

A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP), elaborou três receitas que vão ajudá-la a passar longe do problema. Consuma ao menos duas vezes por semana para garantir o benefício:

Salada antioxidante
· Rendimento: 3 porções (130 calorias cada uma)
· Preparo: numa saladeira, misture 1 pé de alface lisa, 1/2 pepino cortado em cubos e 1/2 cenoura ralada. tempere a gosto e sirva em seguida.

Salada com grãos de soja
· Rendimento: 5 porções (120 calorias cada uma)
· Preparo: numa saladeira, junte 1 xícara (chá) de soja cozida, 1 cenoura cortada em cubos, 1/2 pimentão verde picado, 1 tomate cortado em cubos, 3 colheres (sopa) de sementes de girassol, cebolinha, salsa, sal e azeite a gosto. Mexa bem antes de servir.

Suco antioxidante
· Rendimento: 1 copo (75 calorias)
· Preparo: no liquidificador, coloque 1 laranja, 1 acerola e folhas de couve a gosto. bata bem, acrescente cubos de gelo a gosto e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário