Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de março de 2012

Os 10 mandamentos para sua relação dar certo



1/Não odiarás a sogra

Nada de soltar cobras e lagartos contra a mãe do seu amado. A convivência costuma ser mais conturbada entre noras e sogras, segundo a ciência. A psicóloga Terri Apter, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estudou 156 pessoas e, para surpresa de muitos, as esposas é que mais reclamavam das sogras, e não os maridos: 60 contra 15%. E é verdade que eles defendem a mami: pensam que a mulher está sendo injusta quando reclama. Para eles, o comportamento da mãe sempre parecerá normal. Como prevê Terri, se o conflito com a sogra não for contido, ambas começarão a mostrar seu pior lado — pois nesse momento aparecem sentimentos de exclusão, ciúme e disputa pelo objeto amado. Não queira abarcar mais do que é seu por direito — ela é mãe, também tem importância na vida dele, e isso deve ser respeitado.

2/ Aceitarás os amigos dele

“Dou valor às amizades, gosto de sair para conversar... Sem falar que, quando tomo um pé na bunda, o que sobra? Os amigos!” Esse é o pensamento de nove em cada dez homens — e há algo errado com o décimo. Antes que você mesma leve o pé, pegue leve. Se em time que está ganhando não se mexe — e você acha que o seu está à frente no placar —, não tem por que acirrar a marcação e ganhar cartão vermelho. Em vez de brigar por causa das idas dele ao boteco toda quinta-feira, que tal reconhecer que os amigos dele não representam perigo — a única loira é a cerveja — e marcar algo no mesmo dia com suas colegas?

3/ Dirás não à rotina

“Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às 6 horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã...” Mesmo considerando tarefa hercúlea pensar em rotina com Chico Buarque cantando, esse verso de Cotidiano é a pura manifestação do desgaste natural, que leva a rotina a se instalar no relacionamento. Cada um vai levando sua vida, afastando-se naturalmente, deixando a relação ficar desinteressante. Pior: sem criatividade e nenhum sopro de renovação. Reverta isso vendo o outro como alguém que jamais estará definitivamente conquistado. E, por isso, é preciso investir sempre no amor, na captura do afeto, na sedução, na cumplicidade. Obviamente que tudo isso com muita naturalidade. “Se o dia a dia for estruturado em obrigações como ‘Agora eu deveria fazer isso para deixá-lo feliz’, algo dentro de você começará a morrer”, afirma o psicanalista Roberto Fernandes, de São Paulo. Basta usar sua criatividade para sacudir a poeira do dia a dia, mas não deixe de curtir o papai e mamãe com seu amor.

4/ Te ocuparás de ti

Namorados siameses? Não entre nessa. Cultivar sua individualidade, e incentivá-lo a fazer o mesmo, é fundamental para ter uma relação saudável. Você deve procurar manter um espaço só para si em sua vida. Sugestão: atividades esportivas costumam aliviar as tensões e o stress do cotidiano e, claro, ajudam a manter o corpinho em dia. Sem falar que os exercícios físicos favorecem a liberação de substâncias químicas que aumentam a sensação de bem-estar, como a serotonina, estimulando a libido. Além da ginástica, você pode incrementar sua vida profissional com cursos e similares, ao mesmo tempo que reserva algumas horas por semana para sua vida social sem ele — hora de marcar o chope com as amigas. “É imprescindível abrir um tempo para si, que a possibilite criar e identificar suas escolhas e seus afetos”, defende a psicanalista Luciana Wis.

5/ Cultivarás momentos românticos


Sabe aquela velha história de regar a plantinha? Você ainda tem que adubar, afofar a terra, tirar as folhas amareladas... Se, por falar nisso, você nem consegue se lembrar da última vez que ele lhe deu flores, respire fundo e comece a reverter o quadro fazendo uma lista de programas românticos que gostaria de curtir com ele. Vale tudo, de viagens a jantares íntimos, além de pernoites em motéis, sessões de cinema em casa... Comece a preparar a sua DVDteca com nossas sugestões. Uma pesquisa americana encomendada pela Blockbuster indicou que Como Se Fosse a Primeira Vez é o filme preferido para casais assistirem juntos. A comédia romântica, estrelada por Adam Sandler e Drew Barrymore, lidera uma lista preparada com base em uma sondagem com 1 500 pessoas. O clássico Casablanca e outra comédia, Harry e Sally, chegaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

6/ Manterás a calma

Não há relação que resista a uma mulher prestes a explodir. Muito menos àquela que reclama de absolutamente tudo o que ele faz e adora dar ordens. Hormônios do stress produzem sensações persistentes de ansiedade, impotência e fracasso iminente. Além disso, esse quadro interfere na libido. Segundo dados do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro, desenvolvido pelo Projeto Sexualidade da Faculdade de Medicina da USP, 26% das mulheres têm problemas com relação à estimulação sexual, sendo que as causas mais comuns são depressão, ansiedade e stress patológico. “É natural que a mulher tenha menos libido se está muito concentrada no trabalho ou vive um momento de desgaste intenso”, diz a psiquiatra e coordenadora da pesquisa, Carmita Abdo. Viva a vida com mais leveza. “Respeite seu próprio ritmo e não se atropele.”

7/ Manterás o diálogo (mas sem blá-blá-blá)


Você já deve ter reparado, em bares, casais sentados... em silêncio sepulcral. Please, não deixe a relação virar um filme mudo. A comunicação entre vocês precisa existir sempre, e de forma clara, honesta e objetiva, já que o outro não tem bola de cristal para saber qual é a sua. Mas atenção: muitos casais só se comunicam por meio de suas queixas, expondo os sentimentos negativos em primeiro plano. É preciso ter sensibilidade para saber a hora certa de dizer algumas coisas, pois às vezes é necessário dar tempo ao tempo antes de esclarecer um mal-entendido. Saber escutar é meio caminho para uma resposta acertada. “Ficar reclamando de assuntos do passado de maneira obsessiva não leva a uma transformação da relação”, ressalta Fernandes.

8/ Praticarás o bom humor

Indivíduos divertidos dão à vida um ar de brincadeira extremamente prazeroso. O bom humor é a exigência número 1 na hora de escolher a cara-metade, segundo um estudo do Instituto Ipsos em dez países, inclusive no Brasil. Se ele estiver vivendo uma situação enervante e você mostrar quanto é espirituosa e leve, ele a achará maravilhosa. Por outro lado, a rabugice é contagiosa. Após acompanhar a vida de 60 casais, pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos EUA, concluíram que, se um dos parceiros for do tipo irritadiço, esse modo de ser acaba virando um traço da personalidade da dupla.

9/ Não terás dor de cabeça


Essa desculpa para não transar está mais que esfarrapada. Muitas vezes as mulheres acabam dispensando uma noite incrível de sexo porque estão desanimadas ou com preguiça, e aí vão minando a relação. Segundo números do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro, o cansaço é um dos fatores apontados como inibidores do sexo para 58% das mulheres e 50% dos homens. No entanto, de acordo com a pesquisa Mosaico Brasil, coordenada pela médica Carmita Abdo, 96% de homens e mulheres concordam que a harmonia de um casal depende de sexo. Quer dizer, a vida sob os lençóis representa um fator decisivo na estabilidade da vida a dois. “Aqueles que evitam sistematicamente o sexo ou o exercitam com rapidez ou pouca dedicação estão negligenciando uma grande possibilidade de descarga de tensão e conforto”, conclui a médica.

10/ Elogiarás teu companheiro


Infelizmente, com o passar dos anos, deixamos de elogiar nosso parceiro como fazíamos antes. Volte a exercitar isso e incentive-o a repetir com você, e veja que energia boa trará de volta para o relacionamento. Algumas palavras, ditas no momento certo, serão capazes de deixar seu parceiro forte e seguro. Inclusive na hora da transa. “O bom desempenho do homem tem tudo a ver com a autoestima e a certeza de que ele é admirado. Se não se sentir confiante, dificilmente estará à vontade”, diz Carmita. Pense nisso não só em relação a sexo mas na vida em geral. Lembre-se: se tudo vai mal, o pior que você pode fazer é criticá-lo. Jogue no time dele para que ele faça o mesmo com você. “Um relacionamento se constrói e se mantém com cumplicidade”, diz Carmita.



Fonte: http://revistawomenshealth.abril.com.br

Cocô: tudo o que você sempre quis saber

O tema é estranho, engraçado, polêmico...? Pode ser, mas também é imporante.

Manter o olho atento sobre o cocô é uma maneira excelente de monitorar sua saúde. Alterações podem indicar desde uma alimentação errada até problemas graves, como câncer.


Do início ao fim

Antes de tudo, vamos ao básico (que você já deve conhecer): a comida entra pela boca, passa pelo estômago e por seus intestinos e chega à outra ponta, quando os resíduos não aproveitados, sob a forma de fezes, são enfim liberados. Mas do que é feito isso? E como aquela deliciosa massa com frutos do mar passou de algo apetitoso e cheiroso e virou... bem, virou cocô? Quando a comida chega ao estômago, ácidos digestivos e enzimas que quebram proteínas são liberados. As sobras escapam até o duodeno (a primeira parte do intestino), onde as enzimas do pâncreas são liberadas para quebrar mais proteínas, carboidratos e gorduras. Enquanto o alimento segue o caminho de 8 m pelo intestino delgado, a maior parte dos nutrientes é absorvida. Cá entre nós, tudo o que o intestino sabe fazer é separar nutrientes e água do restante — o trabalho maior é das 200 mil bactérias que passeiam por ele, quebrando tudo o que há para ser digerido.

No final de todo esse processo, que geralmente leva um dia inteiro, o que sobra do jantar são resíduos e coisas que seu corpo não digere, como fibras. Isso tudo forma um bolo fecal de cerca de 200 g — uma lata de conserva. Os restos caminham até o reto e, quando você senta no trono, vão embora.

Seus hábitos determinam a frequência, a quantidade e a qualidade das fezes. "Uma pessoa mantém o intestino saudável ingerindo pouca gordura, muitas fibras e água e fazendo atividade física", orienta o gastroenterologista Ricardo Barbuti, secretário da Federação Brasileira de Gastroenterologia. As fibras, aliás, têm um papel crucial — são elas que dão massa ao bolo fecal e estimulam o trabalho intestinal. "O consumo ideal é de 25 g por dia", diz a nutricionista Anna Christina Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN). "Atingir a recomendação é fácil, basta consumir uma porção de alimentos integrais ou uma fruta por refeição."

 O que é normal

"Cada pessoa tem um padrão para evacuar, então é difícil estabelecer uma linha de normalidade", explica Barbuti. Um estudo britânico com mais de 2 mil pessoas, conduzido pelas universidades Enfermaria Real de Bristol e Canynge Hall, descobriu que há uma gama bastante ampla de "normalidade" nos hábitos intestinais. Isso quando falamos de aparência (há uma escala de 1 a 6, de massas duras e redondas a algo disforme e pastoso) e de frequência — de três vezes por dia a três vezes por semana. "O ideal é que se evacue no mínimo três vezes na semana, e que haja constância na consistência e na frequência", garante o gastroenterologista.

De forma geral, o que você deveria ver na privada é uma forma única e alongada, segundo o médico americano Anish Sheth, coautor de O Que Seu Cocô Está Dizendo a Você (Ed. Matrix, 96 págs., R$ 17,90). Pequenas bolinhas isoladas indicam falta de coesão da massa fecal — outro problema decorrente da falta de fibras. "As fibras ingeridas são fermentadas por bactérias do intestino e formam um ácido graxo gelatinoso, que atua como uma cola que previne contra o ressecamento e a fragmentação do cocô", diz Sheth.

Por outro lado, fezes compridas e finas estão longe do ideal. "Ocasionalmente todos podem vir a evacuar dessa forma", diz. "Mas geralmente é o esforço excessivo que provoca isso." E quando a coisa aparece ao longo de várias semanas pode indicar algo como câncer no reto — o tumor vai se expandindo e estreitando a cavidade do cólon.


Está boiando?

"O fato de as fezes flutuarem não é ruim", garante o gastroenterologista australiano Terry Bolin. "Isso significa que você está produzindo gases e consumindo fibras em quantidade suficiente." Os gases, afinal, resultam da ação das bactérias que quebram fibras e carboidratos no seu intestino — isso produz metano, hidrogênio e sulfeto de hidrogênio, responsável pelo cheiro ruim.

"Algumas pessoas produzem mais metano, outras produzem mais sulfeto de hidrogênio", esclarece Bolin. (É junto do segundo tipo de pessoas que você não quer ficar presa no elevador). O que determina em qual grupo você se insere depende do tipo de bactérias que você tem no intestino — e isso varia de acordo com a alimentação que sua mãe teve durante a gestação e com o que você comeu até os 7 anos. Mas, em relação ao cheiro das fezes, você tem o poder nas mãos. Proteínas produzem cocôs mais fedidos, assim como alho e cebola podem piorar as coisas.

Se as coisas ficam paradas...

Se as fezes estão longe de ser algo agradável, a falta delas é ainda pior. "O intestino é um órgão meio estúpido", diz a clínica-geral australiana Ginni Mansberg. Quanto mais tempo os resíduos permanecem lá, mais secos e duros eles ficarão.

A prisão de ventre (menos de três idas semanais ao banheiro) eventual não faz tão mal. O problema é quando ela é frequente. Por mais que a falta de fibras leve ao problema, o buraco pode estar mais em cima. "Na maioria das vezes, a causa é mais comportamental do que orgânica — a pessoa segura a vontade de evacuar por vergonha", explica o gastroenterologista Laércio Gomes Lourenço, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Com o tempo, o intestino se acostuma." Significa que aquela história de ‘Eu não consigo ir ao banheiro fora de casa’ é a forma mais eficiente de criar um problema crônico na senhorita.

Para jogar o desconforto pelo ralo, não adianta agora se entupir de aveia — isso pode compactar ainda mais o bolo fecal. Apelar todo o tempo para laxantes menos ainda. "Eles têm substâncias carcinogênicas e componentes irritativos perigosos", diz Lourenço. Beber bastante água é o mais importante. "Os iogurtes probióticos também ajudam a recuperar a função intestinal", diz a nutricionista Anna Christina Castilho. Quando o problema passar, aí sim é hora de comer mais fibras.

Se a falta é ruim...

O excesso é muito pior. A diarreia é sinal de que as coisas estão se movimentando muito rápido e não estão passando tempo suficiente no intestino. "É mais comumente causada por uma infecção viral", diz Ginni Mansberg. Comer algo estragado ou malcozido faz o intestino secretar grande quantidade de fluidos — que terão de ser eliminados em sua forma original, líquida. Mas outros fatores, como intolerância à lactose ou irritações intestinais ao consumo de gordura ou cafeína, também podem levar a esse quadro. "Até mesmo o stress é um dos causadores, porque os nervos modulam também a ação intestinal", avisa Ricardo Barbuti. "Qualquer que seja a causa, é fundamental investigá-la e buscar tratamento." Que passa também pela alimentação. Acha que vamos falar de fibras de novo? Esqueça! A ideia agora é preservar o intestino, e não estimulá-lo a trabalhar mais. "Tome água para combater a desidratação e coma alimentos como goiaba, maçã, cenoura e arroz branco, que controlam a ação intestinal", diz Anna Christina.

Os verdadeiros alarmes

Diarreia e constipação talvez não signifiquem muita coisa — especialmente entre as mulheres. "Os hormônios reprodutivos, alterados durante a menstruação, podem reagir com o intestino e causar diarreia", diz Terry Bolin. A gravidez, que ocupa o abdômen e desloca os órgãos, e a menopausa também têm a possibilidade de facilitar a prisão de ventre.

Mas existe o risco de estarem ligados a outros males, como a síndrome do intestino irritável, caracterizada por uma sensibilidade exacerbada do órgão. É comum haver dor abdominal aliviada apenas com a liberação de gases e a evacuação — isso por mais de seis meses. "É uma doença crônica, benigna e bastante comum — em alguns países, até 20% da população sofre dela", diz Barbuti. Pelo menos é algo que não evolui, ao contrário da constipação frequente (sinal de que algo deve estar errado). O tratamento depende da causa e pode ir do consumo de fibras até a prescrição de antidepressivos.

"Os resíduos que não foram aproveitadas pelo organismo ficam mais tempo atuando sobre a mucosa intestinal, o que pode facilitar o desenvolvimento de câncer", diz Eduardo Linhares, chefe da Seção de Abdômino-Pélvica do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Vale a pena se preocupar: o tumor colorretal é o terceiro mais comum entre as brasileiras.

Por isso a prevenção é tão importante. "Estima-se que 80% dos casos poderiam ter sido evitados com uma colonoscopia", diz o gastroenterologista Laércio Lourenço. Torne-a uma rotina a partir dos 55 anos — 45, se houver histórico familiar — e intercale com exames de fezes. É sempre bom ficar atenta a outras alterações na privada, como pequenos sangramentos. "Eles frequentemente indicam hemorroidas ou ingestão de alimentos malcozidos (como carnes)", avisa o professor da Unifesp. "Mas os cânceres do aparelho digestivo começam por pólipos benignos, que podem levar a sangramento também."

Forçar a barra dá hemorroidas?

Não, você não vai acabar com um monte de hemorroidas, mas pode ter fissuras — um leve "rasgo" na delicada pele do ânus. "Se a pessoa faz muita força, ou as fezes são endurecidas, isso pode acontecer", diz Ginni Mansberg. "É muito comum e pode ser doloroso também." Ela recomenda lenços umedecidos e pomadas cicatrizantes para ajudar no tratamento. Mas fique ligada: fazer muita força para evacuar não é boa ideia. As hemorroidas podem ser causadas por esse motivo se você tiver predisposição genética. Um médico saberá dizer o melhor tratamento ou mesmo se é o caso de cirurgia.


Concentração máxima

Para ajudar o intestino a funcionar, use algumas posições da ioga. Se você acabou de comer, escolha uma delas e a mantenha por até 3 minutos. Em outros momentos, a mudança de postura de uma aula de ioga terá um efeito ainda mais potente. Nada pode ficar parado por muito tempo se você estiver se movendo.

Melhor posição para auxiliar na digestão:
Tente a posição inicial do movimento virasana (posição do herói). Depois da refeição, fique de joelhos no chão, com os pés dobrados sob os glúteos, encaixando as coxas entre as panturrilhas. Respire fundo repetidas vezes. "Isso reduz a sensação de inchaço e a azia e ajuda na digestão", explica a especialista Suzanne Carson.

Melhor posição contra os gases:

"Qualquer posição que ponha pressão sobre o abdômen vai ajudar a se livrar dos gases", diz Suzanne. Tente esta: deite de costas no chão e traga seu joelho em direção ao peito. Entrelace os dedos sobre a canela, respire fundo e, enquanto expirar, aperte seu joelho para baixo, em direção ao ombro. Então, traga os dois joelhos em direção ao peito e alongue a parte de trás da espinha para o chão.

Ameixas levam você ao banheiro?

Sim. "As ameixas contêm muitas fibras, e também são ricas em sorbitol, um tipo de carboidrato de difícil digestão para o corpo e isso pode ter um efeito laxativo", diz a nutricionista neozelandesa Karen Dickinson. O sorbitol também é encontrado em chicletes sem açúcar.

Lavagem arriscada

Não raro algumas pessoas apelam para uma prática arriscada: enema, ou a lavagem de cólon — que consiste em jogar água no intestino, por meio de uma cânula introduzida no ânus, como forma de irrigar o órgão e eliminar impurezas. Com o tempo, a técnica se popularizou e hoje há quem acredite que ela possa ser feita sempre que uma breve constipação apareça — ou até que ajude a emagrecer. Ledo engano. A medicina convencional não reconhece a prática como confiável: além de a água levar bactérias boas junto com as ruins, há muitos riscos envolvidos — ainda mais se ela não for realizada em condições adequadas de higiene ou por um profissional gabaritado. Nesse caso, pode haver desde a transmissão de doenças até a perfuração do intestino — e morte.

Sinal de várias cores

Não apenas a forma e o conteúdo das fezes indicam alterações no organismo. A cor já pode servir de alerta:

  • Marrom: a cor normal varia de cacau a café com leite, graças à presença de um composto chamado estercobilina, formado a partir da digestão da bile — secreção que ajuda a quebrar a gordura no intestino.


  • Pálido: Se sua vesícula não está funcionando de forma adequada, seu cocô será pálido ou sem cor, o que pode indicar cálculos biliares. Doenças do fígado e do pâncreas também estão ligadas a esse quadro.

  • Vermelho: Pode não ser culpa da beterraba. Sangue vermelho e brilhante no cocô só pode vir do ânus (ainda não sofreu ação do oxigênio, que o escurece com o tempo). Isso é reflexo de hemorroidas ou de fissura anal.

  • Castanho-avermelhado: Um produto de cor próxima ao vinho pode indicar sangramento no seu trato digestivo inferior, sinal de câncer de intestino. Procure seu médico imediatamente.

  • Preto: "De quanto mais acima o sangue estiver vindo, mais escuro ele estará quando chegar à outra saída", diz Ginni Mansberg. Fezes negras podem indicar que você está sangrando no estômago ou no intestino delgado — talvez uma úlcera.




Por isso pessoal, vamos levantar, dar uma olhadinha básica, aquela conferida...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Sedentarismo: Os Riscos De Ficar Parado

Cerca de 70% da população mundial sofre os riscos do sedentarismo, responsável por mais de 50% das mortes por infarto

A falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade - e, se associado a estes, pior ainda. Para se ter uma idéia, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, 70% da população mundial é sedentária. E a falta de atividade física, somada a uma alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto. Já um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de morte em até 40%.


"Isso porque a atividade física ajuda a baixar os níveis de colesterol e melhorar o controle do diabetes, além de auxiliar no equilíbrio da pressão arterial e melhorar a capacidade respiratória", ensina o chefe da Cardiologia do Hospital Cardiológico Costantini, Marcos Bubna. "São atividades simples, como caminhada, corrida, natação ou andar de bicicleta, que podem salvar muitas vidas", completa.

O ideal, segundo os parâmetros da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é praticar uma atividade aeróbica pelo menos quatro dias por semana, com um mínimo de 40 minutos de duração, que podem ser divididos em dois ou três períodos diários. "Antes de iniciar seu programa de atividade física é muito importante um bom check up do coração, um eletrocardiograma, o teste de esforço e a consulta com um cardiologista. Este cuidado pode dar muito mais segurança ao exercício e para prevenção cardíaca", reforça Bubna.

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida defende, inclusive, que os executivos que se exercitam tendem a render mais no trabalho. Tanto, que algumas empresas chegam a adotar programas de incentivo para combater o sedentarismo - como adotar as escadas no lugar do elevador para subir.[14]

Veja algumas dicas simples para deixar o sedentarismo de lado:

- Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada. Além dos benefícios para o coração, a prática ajuda no bem-estar;

- Preferir as escadas ao invés do elevador;

- Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino;

- Dispensar a escada rolante nos shoppings;

- Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

domingo, 18 de março de 2012

Um ano

Era uma madrugada de sábado, 19 de março.
Eu havia acabado de chegar da casa do meu namorado, já era mais de meia noite. Eram os 1ºs minutos do meu aniversário
Meus pais estavam na sala, e papai se adiantou em me dar os parabéns. Mamãe disse que que nasci às 08:30 da manhã, portanto não era meu níver ainda, rsrsrs.
Fui para meu 4º, dar uma olhada na internet...
Logo após papai recebeu uma ligação da nora, dizendo que soube que meu irmão sofreu um acidente de moto, e estava bem machucado, caído numa determinada rua.
Papai foi me avisar e resolvi ir com ele...
Numa das transversais que dava para o local do acidente, papai viu a ambulância e mudou o destino. Decidiu seguí-la, imaginando que Winter estivesse ali. Papai corria tanto, que pensei que fosse acontecer outro acidente.
Chegamos ao hospital, papai saiu rápido do carro. Parecia já prever algo.
Quando eu finalmente entrei, papai estava branco e os bombeiros conversando com ele. Um deles dizendo:"É ele sim." E o outro, dizendo que não... Eu fui me assustando. Winter não estava na ambulância.
Papai pegou uma foto da carteira, e o bombeiro afirmou que infelizmente era ele. Que não havia resistido.
Minhas pernas não seguraram o peso do meu corpo, eu ajoelhei e gritei. Não podia acreditar.
Recobrei rápido minhas forças e falei com papai para irmos lá, que não era ele, que o outro bombeiro havia dito que era outro. A esperança penetrou em meu coração. Embora estivesse com medo.
Papai perdeu toda a cor do rosto, sua garganta secou... Paramos para ele comprar uma água.
Até chegar ao local, o nosso coração foi apertado...
E quando chegamos, muita gente em volta... Mas só consegui ver meu pai indo até um corpo coberto por um saco preto no chão.
Papai levantou o saco... E saiu balançando a cabeça, não acreditando no que via...
Eu só consegui ver um pedacinho rosto. Na hora que tentei ver, quase pisei em seu sangue escorrido no asfalto. E me tiraram, não me deixaram vê-lo.
Mais uma vez, meu corpo não aguentou, eu caí sobre minhas pernas... Abracei papai... Vieram pessoas falar comigo... Mas não via nada na minha frente...
Era meu aniversário... Os 1ºs minutos do meu aniversário.
Que presente foi aquele??? Eu não queria acreditar.
Eu só pensava na minha mãe, ela não aguentaria...
Fui tentar ligar pro meu namorado quando vi papai destapando o plástico de novo... Aí sim, ele não suportou. Parece que teve que ver de novo para a ficha cair.
E ver meu pai ali, desmanchado, desmoronando, em lágrimas de um choro angustiado, por perder seu único menino.
Minha cunhada ligando e a gente falando que ele não resistiu. Tudo trágico demais...
Pensamos que ele tivesse pegado a moto de alguém e caído. Mas na verdade, ele foi atropelado.
Meu irmão...
Quando meu namorado chegou o pedi para me levar para casa, tinha que contar com muita calma pra mamãe... Deixei meu pai lá com os vários amigos e parentes que apareceram...
Quando cheguei em casa, vi as luzes da minha casa e da casa da minha avó, que é embaixo, todas acesas. Meu coração apertou. Ela já sabia. todos lá em casa já sabiam.
Ai que dor aquela... Ver minha mãezinha despencada daquele jeito.
Meu irmão era depende químico, viciado em crack...
Deu muito trabalho pra todos nós. Coisas inimagináveis, doloridas, pavorosas...
Mas nós o amávamos tanto. Fizemos tudooooooo por ele.
Um mês antes de Jesus resolver resgatar ele pra Si, ele estava recuperado, tinha se tratado, entre tantas outras vezes, mas dessa vez foi diferente.
Ele conseguiu emprego, estava compromissado, responsável, entregou-se a Jesus de uma forma linda.
Dizia que preferia morrer a voltar para as drogas. Dizia que nunca mais colocaria nada na boca...
Deus sabia que ele não seria forte, e que se o deixasse naquela vida, coisas muito ruins poderiam acontecer...
Ele recaiu no vício, e um mês depois, dia 19 de março, Jesus o levou para junto d'Ele.
Aquela madrugada foi terrível. Entrar no quartinho dele, sentir seu cheiro, ver suas coisinhas, ver o desespero de minha mãe, de minhas tias, primas... Vimos o dia clarear com uma névoa negra nos rondando.
Agora já faz um ano...
Um ano que meu mano lindo, tão amado, se foi.
Hoje fazemos aniversário... Eu 30 anos e meu querido irmão, 1 ano.
Sim, 1 ano na nova vida que Deus deu a Ele, através de Jesus Cristo.
E é isso que me conforta.
Choro de saudade...
Sabe, quando ele se foi, não estávamos nos falando direito. Quando ele se foi, tinha uns 2 dias que eu não via...
Eu fiquei brava de ele não ter resistido... Eu estava tentando ajudá-lo, mas ele me enganou... Mas o vício é uma doença... Ele estava mal, triste, deprimido e arrasado por ter voltado àquele lamaçal de vida.
Mas eu não tive sabedoria, falava o necessário apenas com ele...
E é isso que mais me mata, porque éramos tãooooooo amigos, e nos seus últimos dias, não lhe dei um abraço, um conselho, um beijão naquela bochecha linda... Não fiz nenhuma palhaçada para ele rir...
Nos amávamos tanto.
Eu ainda o amo. Para sempre o amarei. Ele sempre estará no meu coração.
E quando Jesus voltar, nós nos reencontraremos, e eu o abraçarei beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem forte.

Ele não pode ouvir, nem ler, mas...

"Feliz aniversário, mano lindo.
Que coisa, hein... Quem diria que você iria ganhar vida nova de Papai no mesmo dia que eu faço aniversário aqui???
Foi difícil pra mim até eu passar a entender dessa forma...
Pensando assim, é menos dolorido pra mim. E é verdade mesmo.
Bella te ama demais, demais...
Sinto muito sua falta, sinto muitas saudades...
Um beijo, meu amor..."

Dia estranho.................................. =/





quinta-feira, 15 de março de 2012

Lábios a prova de herpes

Especialistas estão perto de descobrir uma cura para a herpes

Vem aí a cura do herpes. Aos medicamentos tradicionais, que têm como princípios ativos o aciclovir, o valociclovir e o fromuir, somam-se a erva Echinacea purpurea e um aminoácido chamado lisina, ambos com potencial para se transformarem em remédios definitivos contra o herpes labial.

Que dor que dá!

Namorar fica difícil. Comparado a um tipo de “gripe da pele” pela facilidade com que ataca suas vítimas, o herpes causa lesões dolorosas, atrapalhando os beijos que fazem subir a temperatura dos amores e das paqueras de verão.

O cirurgião-dentista e estomatologista (especialista em doenças bucais) Silvio Boraks, de São Paulo (SP), usou o fitoterápico em 300 pacientes que manifestavam a doença, alguns com frequência de até duas vezes por mês, e, desde então (e lá se vão dois anos), nunca mais apresentaram os sintomas. É a cura? Boraks está otimista, mas admite que é cedo para comemorar.

No mesmo front dessa guerra, um aminoácido chamado lisina está sendo adotado com eficácia pelo médico antroposófico José Roberto Kater, de São Paulo. Segundo o médico, essa substância, em fórmulas manipuladas com outros princípios ativos, pode retardar a incidência e diminuir o crescimento das lesões. Entre os medicamentos tradicionais, destacam-se princípios ativos como aciclovir, valociclovir e fromuir. Embora não curem, aliviam os sintomas e podem ajudar a diminuir os ciclos e a incidência da doença. Para quem não quer saber de alopatia, existem opções homeopáticas para aplicação local, como o creme de Rhustox e a tintura de guaçatonga.


Joanete?

O ossinho saltado na lateral do pé incomoda muitas mulheres, principalmente as que adoram salto alto, mas não precisa ser um sofrimento, como esclarecem os ortopedistas Marco Túlio Costa e Jorge Mitsuo Mizusaki,de São Paulo, e o podólogo Alessandro Guerra, da rede Doctor.


1. O que é joanete? 
Ele ocorre quando há um deslocamento lateral da articulação do dedão do pé, dando a falsa impressão de que o osso cresceu. Na maioria das vezes, a causa é genética, mas o uso frequente de salto alto, sapato apertado ou de bico fino também pode desencadear o problema. As vítimas mais comuns são as mulheres a partir dos 30 anos.

2. Tem tratamento?
O principal cuidado para prevenir é usar calçados com a parte da frente larga e arredondada, que não aperte os dedos. Em casos extremos, em que a paciente sente dor, fisioterapia e acupuntura são boas alternativas.

3. E existe cura?
Apenas a cirurgia é capaz de corrigir o joanete. Mas os médicos só recomendam quando a deformidade no pé é acompanhada de dor intensa. Nesse caso, ela tem que ser feita em centro cirúrgico, com anestesia raquidiana ou peridural. A recuperação leva, em média, dois meses. Durante esse período, normalmente a paciente pode andar, ainda que tenha um pouco de desconforto, mas deve usar sempre uma sandália ortopédica, encontrada em lojas especializadas, ou sapato com solado totalmente rígido (tipo de madeira), que impeça a flexão dos dedos e a sobrecarga na parte da frente do pé. Quando a motivação é estética, a operação não é indicada.

4. Pode piorar com o tempo?
As pacientes que tiverem uma articulação mais esférica ou um afrouxamento dos tendões e ligamentos estão mais sujeitas a ter uma piora progressiva ao longo dos anos, mas isso é determinado pela genética. O principal fator que leva ao agravamento do joanete é a falta de cuidados preventivos, como o uso de sapatos adequados.

5. Acessórios ortopédicos resolvem?
Existem separadores de dedo de silicone, que você pode utilizar o dia inteiro, e corretivos para uso noturno que aliviam as dores em muitos casos, além de retardar ou impedir a evolução do quadro. No entanto, eles não corrigem a deformidade.

6. Posso praticar qualquer tipo de atividade física?
Sim, desde que a modalidade não cause dor ou incômodo. Quem gosta de correr pode usar um modelo de tênis flexível e confortável, de preferência que evite o atrito com a lateral do pé. Outra dica é comprar um calçado um número maior do que o seu, o que ajuda a garantir o conforto durante a prática. Caso a dor persista, o caminho é optar por uma atividade que não provoque impacto forte nos pés – como natação, ioga e hidroginástica.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Tem que malhar, vamos lá!

Cinco dicas para não desistir da academia


Você se olha no espelho e não gosta do que vê. Corre para se matricular na academia mais próxima da sua casa. No primeiro mês, faz todas as aulas e mantém o pique. No segundo vai cada vez menos e, a partir do terceiro mês, o suplício começa a dar sinais e você consegue ir uma vez por semana e olhe lá. Bom, mas se quer mesmo perder as gordurinhas indesejáveis e dar um upgrade no visual e na saúde, dedicação é fundamental. O personal trainer Sandro Rosa de Albuquerque dá cinco dicas para não desistir da academia. 

Saiba quais benefícios a atividade física vai lhe trazer: “A atividade física pode trazer, para qualquer praticante, inúmeros benefícios para a sua saúde, além de autoestima e qualidade de vida. Antes de se atingir um objetivo estético, o praticante consegue obter inúmeras melhoras no que diz respeito à saúde: ele fica mais forte, resistente, condicionado, rígido, firme, equilibrado e bem disposto. Ou seja, mais saudável e com mais qualidade de vida. Sabendo disso, o praticante passa a ampliar a sua visão para o exercício, já que é indispensável na vida de qualquer pessoa.”

Escolha a atividade que mais gosta: praticar exercícios é como namorar: “Quando nos relacionamos com alguém que não gostamos muito a relação pode até ser boa. Porém, quando comparamos a um relacionamento com alguém que amamos ou que estamos apaixonados, a relação é muito melhor. O mesmo é com a atividade física. Temos que praticar o exercício que mais nos dá prazer. Assim, teremos um estímulo pessoal e uma possibilidade de resultado muito mais abrangente”.

Procure um ambiente saudável: “Como profissional da área e apaixonado pelo que faço, sempre indico que, além de estrutura física da academia, o aluno procure analisar o ambiente. Existem academias em que o local não é muito agradável, contribuindo com a desistência. Procure sempre um ambiente descontraído, com pessoas agradáveis. Isso pode ajudar muito.”

Trace metas e objetivos: “Os objetivos só são alcançados através de uma rotina de treinos, onde se deve treinar com a intensidade, o tempo e a quantidade de vezes apropriadas. Quando se percebem as mudanças, nossa mente percebe como se estivesse sendo abastecido o tanque da motivação. Os resultados animam e dão força para sempre seguir em frente”.

Procure estímulos: “Procure, de preferência, uma boa companhia para ir malhar. Pessoas sozinhas podem andar mais rápido, mas não conseguem ir tão longe. Manter uma rotina de malhação nos dias atuais é uma missão muito difícil, principalmente para quem está iniciando. Temos muito pouco tempo para nos cuidar porque trabalhamos e estudamos demais. Uma boa companhia pode nos motivar naqueles dias em que desistiríamos se estivéssemos sozinhos”.

Caixinhas de surpresa

Se você adora estar por dentro das novidades de beleza, provavelmente é daquelas que não resiste a uma amostra de lançamentos. E, se essa amostra for de uma marca famosíssima, melhor ainda. Agora, imagine só se você pudesse receber, todo mês, uma caixinha recheada com os cremes, perfumes, maquiagens e outros produtos de marcas conceituadas na sua casa! Um mordomia e tanto, não é? Então, prepare-se para uma boa notícia: já é possível ter essa regalia aqui no Brasil.

Não, não é uma exclusividade para poucos. Qualquer pessoa interessada em receber as novidades pode participar. Basta acessar um site e realizar a assinatura por um valor fixo por mês. "Não existe plano de fidelidade ou quebra de contrato. Você pode assinar mês a mês e, se não desejar receber no mês seguinte, basta não solicitar", garante Eugenia Maia, sócia do projeto Glambox Brasil.

Além dos produtos de beleza, lançamentos de marcas de roupas, sapatos e até de alimentos estão disponíveis a partir de alguns cliques. “Na tryoop.com trabalhamos com lançamentos de produtos de bens de consumo em geral. Sempre produtos bacanas, que muitas vezes não conheceríamos se não fosse através desta plataforma de experimentação. Já a Bluebox by tryoop! é um serviço focado em produtos ligados ao bem-estar”, explica Milena Escabeche, sócia da tryoop! e da Bluebox by tryoop!.

As marcas são escolhidas minuciosamente. Sócia de Milena Escabeche, Aline Jacob Marcolino explica o que é levado em consideração na hora de garimpar novos parceiros: “Oferecemos aos assinantes o que gostaríamos de receber em casa. Sempre com um serviço personalizado e de qualidade”.

E como funciona esse mercado? "O conceito se chama 'tryvertising', no qual o consumidor é incentivado a experimentar o produto antes mesmo de adquirir, para saber se realmente combina com ele", diz a sócia da Glambox, que vê nessa tendência mundial uma grande oportunidade de negócio: "A novidade foi considerada pelo New York Times ‘a tendência mais quente em marketing de cosméticos’". Alguém duvida?

Blush marcado é tendência para o inverno



Desfilar com aquele rosadinho de praia no inverno é o sonho de todas nós. Mesmo nos dias de temperaturas mais baixas, o blush marcado vem com tudo para dar um ar mais saudável e bem mais cool. Quer ficar por dentro para arrasar?

Yuri Graneiro, fotógrafo e maquiador, confirma a tendência e dá dicas para quem quer usar e abusar dessa moda, mas sem exageros. “Não ultrapassar a medida e dar uma de mulher-hematoma, pois ficará parecendo que levou um soco na bochecha. O segredo é ter um pincel bem largo”, ensina ele, sem abrir mão do bom humor.
Pincel escolhido, mãos à obra! Passe-o no blush sem deixar muito excesso e faça movimentos da parte superior do seu rosto em direção ao seu nariz. “Faça com muita suavidade, para não ficar aquele blush gritando e que remete aos anos 80”, revela Graneiro, que indica cores como pêssego, laranja e rosa. “Coloque um blush mais escuro e depois salpique duas tonalidades do seu gosto”, dá o truque.
Outra dica importante é ter uma pele bem cuidada. “Se a pessoa tem acne e manchas, por exemplo, não combina com o blush, pois ele aumenta as imperfeições já existentes”, explica Yuri. O look também não é o ideal para mulheres acima de 50 anos. “As mais jovens e com visual mais moderno ficam muito bem com o blush marcadão. Depois de uma certa idade, fica muito artificial”, completa.
Para combinar com o blush marcado, aposte num olho pretinho bem simples com um batom nude rosado. “Esse visual já pesa bastante e pede um make mais simples nos olhos e boca”, finaliza o especialista.

Quando seu namorado vem com bagagem

Você e o seu namorado vivem um conto de fadas. Mas nem tudo é cor de rosa: ele carrega o temido pacote “ex-mulher e filhos” e você, claro, é obrigada a conviver com isso. Mas existem maneiras para sair dessa cilada e evitar problemas. “É com certeza uma situação muito complicada, porque você não é a mãe das crianças e, ao mesmo tempo, tem uma relação íntima com o pai delas”, diz a psicóloga Marcella Nóbrega. 

Para viver em harmonia com o passado do seu namorado, evite ao máximo ter uma crise de ciúmes ou de competição com os filhos. “Isso não pode acontecer. A mulher que entra nessa joga para perder, pois qual pai escolheria a parceira no lugar dos filhos? É preciso entender que filho não ocupa lugar de namorada e vice-versa. Além do mais, ela é adulta e os filhos são crianças, dizem muitas coisas de forma inocente”, especifica Marcella.

Boas doses de paciência são indicadas para conquistar os pequenos. “Respeite o tempo das crianças, pois a conquista ocorre dessa forma. Procure se aproximar com paciência. E, se ela ultrapassar os limites ou faltar com o respeito, é necessário corrigi-la naquele momento. Depois, converse com o namorado sobre a conduta do filho dele.
É preciso ter consciência que os filhos vieram antes e, se ela não está disposta a se relacionar com alguém que não veio sozinho, é melhor partir para outra”, aconselha a especialista.

Se o problema é a ex, o assunto deve ser levado para o namorado. “Se a ex-mulher faz a linha abusada e vive se intrometendo na relação do casal deve haver uma conversa. Afinal a ex é dele, que precisa colocar limites”, diz a psicóloga, que dá uma dica poderosa: “Observe a relação dele com a ex. Se ela ainda gosta dele e existem brigas, podem haver problemas no futuro. Caso não exista nada disso, não existe motivos para as duas manterem uma boa relação”, conclui.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Como esticar o tempo

Com ideias simples e espertas, seu dia pode, sim, ter 36 horas – de tanto que rende!




Atrasada, adiantada


Dificilmente somos pontuais: geralmente estamos adiantadas ou atrasadas – dois estilos de lidar com o tempo que dizem muito sobre nós mesmas. “O melhor seria não ser uma coisa nem outra, e sim pontual, buscando o equilíbrio”, acredita a psicóloga Lana Harari, de São Paulo.

Sempre atrasada

• LADO A

É descontraída, bem-humorada e sem rigidez em relação ao tempo. Não se culpa tanto por estar atrasada. “Essa pessoa não sofre e funciona num ponto bom, mas somente para ela”, diz Lana Harari.

• LADO B

Está sempre atolada de tarefas porque não consegue definir prioridades. Incomoda as pessoas, pois atrapalha o andamento das coisas. Além disso, passa a imagem de desrespeito em relação aos outros, sempre à sua espera.


Sempre adiantada

• LADO A

Sabe decidir o que é mais importante no dia-a-dia. Dedica-se inteiramente ao que pretende fazer e com isso garante qualidade no resultado final.

• LADO B

Ansiosa, quer fazer acontecer antes da hora e é muito rigorosa consigo mesma. “Há quem pense que os adiantados são mais pacientes. É justamente o contrário: por serem rígidos, não sabem lidar com imprevistos”, explica a terapeuta Ana Cristina Canosa, de São Paulo.

Agenda esperta

Quer você trabalhe fora ou em casa, a agenda é uma ferramenta importante na organização do tempo – nem que seja uma simples folha de papel em que você escreva todas as tarefas do dia ou da semana. À noite, organize a programação do dia seguinte por ordem de importância. Leva dez minutos e permite ganhar horas.

Algumas idéias luminosas:

• Organize cada saída de casa, seja de carro, seja a pé, de forma a passar por todos os lugares aonde precisa ir. “Assim você evitará ficar horas no trânsito”, diz Laura Bortolai, da Help Home. Faça um mapa dentro da sua cabeça: se terá que levar as crianças ao colégio e precisa passar em uma farmácia, com certeza haverá uma no caminho, bem como lavanderia, compra de emergência, sapateiro, costureira.

• Tente sempre marcar o primeiro horário da consulta com o médico ou o dentista. O risco de ficar horas esperando diminui muito.

• Pague as contas pela internet, por telefone ou outros serviços oferecidos pelos bancos. Hoje em dia, as instituições competem para oferecer facilidades e diminuir as filas. Informe-se.


Sexo no relógio

Vamos combinar: se existe algo que não deve ter duração predeterminada ou que nos permite perder a noção da hora, esse algo é o sexo. Faz bem à saúde, rejuvenesce, melhora o humor e ativa a circulação sanguínea. Qual é o tempo ideal para um bom sexo? Uma relação sexual de alguns minutos pode dar mais prazer do que aquela que se alongou mas foi protocolar”, diz Ana Cristina Canosa, sexóloga e terapeuta sexual. “O orgasmo estilhaça a noção do tempo, embora ele mesmo demore poucos segundos.” Teorias relacionando tempo ao prazer sexual não faltam. O escritor Paulo Coelho, em seu romance Onze Minutos (Ed. Planeta), entra nessa seara ao contar a trajetória da jovem prostituta Maria, para quem os minutos do título eram suficientes. Hoje, porém, muitas mulheres pecam quando o assunto é tempo e sexo. “É desproporcional o tempo que gastamos para ficar bonitas, saudáveis e sensuais em relação ao tempo de dicado ao sexo”, diz Ana Cristina. A sexóloga recomenda buscar o equilíbrio entre os nossos prazeres para não perder o erotismo no dia-a-dia. Ou seja, “não esquecer dos beijos intensos no parceiro no cinema, como quando eram namorados, e dos filmes eróticos, que acendem a excitação relegada a segundo plano porque estamos cansadas do trabalho e temos filhos para cuidar”. Para a psicóloga Valéria Meirelles, de São Paulo, é preciso refletir sobre o tipo de relacionamento sexual que queremos com o nosso parceiro, sem se preocupar se o bumbum está caído, se devemos ou não colocar silicone nos seios. “Vale ir à luta, porque sexo é vida, antes de qualquer coisa.”

No trabalho

  • Faça uma lista diária de tarefas e prioridades
  • Use o seu período mais produtivo para realizar as tarefas que mais exigem de você e deixe as tarefas mais fáceis para os períodos em que dispõe de menos energia.
  • Não confie em sua memória
  • A melhor maneira de nunca esquecer um compromisso, um deadline, um evento ou um detalhe é anotar tudo e deixar à vista.
  • Torne seus telefonemas mais produtivos
  • Ligações telefônicas constantes atrapalham e atrasam o trabalho. Depois das rápidas gentilezas iniciais, vá direto ao assunto e seja breve e objetiva sem perder a simpatia.
  • Saiba o que fazer com os papéis
  • Se você coleciona papéis em cima da mesa, pergunte-se: “Qual a pior coisa que poderia acontecer se fossem para o lixo?” Transfira os que não são de sua alçada ao chefe ou colega.

Para refletir

A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), sugere algumas questões para ajudar você a avaliar suas falhas e os pontos positivos na administração do seu tempo profissional e pessoal e buscar mudanças para viver melhor.

• O tempo tem real valor para mim?

• Como utilizo meu tempo no dia-a-dia?

• Consigo identificar defeitos em meu comportamento que me fazem perder tempo?

• Meus objetivos de vida estão definidos? Metas claras dão mais sentido ao tempo.

• Tenho tendência a ser perfeccionista? Quem busca a perfeição em tudo perde muito tempo, pois adia tarefas por medo de não conseguir executá-las com excelência.

• Minha falta de tempo pode estar relacionada à minha falta de concentração e nível de stress? Stress muito elevado induz a um mau gerenciamento de tempo.

• Como está minha mesa de trabalho? Se o local está em ordem, é possível se concentrar melhor e fazer o tempo render mais.

• Uso o tempo para realizar meus sonhos?

Receitas caseiras à base de plantas e raízes aprovadas pela ciência

As receitas de família contra dores, gripe e insônia estão em alta. A ciência investiga plantas e raízes para tirar delas os melhores benefícios para sua saúde. Guarde esta lista de cuidados caseiros e use quando precisar de alívio. 

Cólica menstrual

A bolsa de água quente continua sendo uma ótima aliada contra as dores abdominais: o calor relaxa a musculatura. Antes de aplicá-la, o reumatologista e clínico geral Aderson Moreira da Rocha, que preside a Associação Brasileira de Ayurveda, recomenda um chá forte de capim-limão. No Projeto Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará, a planta, também conhecida como capim-santo, é empregada com sucesso no alívio das cólicas menstruais. “Ela é um leve analgésico e ainda reduz a contração do útero”, explica o médico. Ponha 1 xícara (café) de folhas frescas ou secas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por cerca de dez minutos e tome. Depois, deite-se e mantenha a bolsa por 20 minutos sobre a região pélvica, numa temperatura que não irrite a pele.

Gripe forte

O alho, reconhecido há séculos como poderoso anti-inflamatório, pode ter suas virtudes potencializadas pelo gengibre fresco, a canela e o mel, ensina Aderson Moreira da Rocha. Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do gengibre foram demonstrados por uma equipe do Tzu Hui Institute of Technology, em Taiwan, na China. A canela é famosa como bactericida, assim como o mel. O valor terapêutico do nobre produto das abelhas foi reconhecido por um estudo do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã, na Holanda. “Juntos, eles formam um antigripal poderosíssimo”, explica o reumatologista. A receita é para lá de simples: junte 1 xícara de água, 1 dente de alho bem amassado, 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar, sem casca, cortado em rodelas, e 1 pedaço de casca de canela também do tamanho de um polegar. Ferva tudo por cinco minutos e coe. Ao servir, adicione 1 colher (sobremesa) de mel de eucalipto – ele não deve ser aquecido, sob pena de perder seus poderes. A bebida, além de excelente remédio natural, é muito saborosa.

Febre

Banho morno ajuda a derrubar a temperatura, constatou um estudo do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, em Recife, que acompanhou 120 crianças com a idade média de 3 anos. Mas em adultos é melhor fazer compressas nas axilas, no tronco e também no abdome com uma mistura de uma parte de álcool para dez partes de água, orienta o clínico geral, geriatra e gerontólogo André Jaime, presidente do Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina. “O álcool evapora rapidamente e absorve calor, ajudando a baixar a temperatura”, diz. A medida pode ser adotada com tranquilidade em febres abaixo de 38 ºC ou nas mais altas até o antitérmico surtir efeito. Como a febre é uma reação do corpo a uma agressão, na maioria das vezes não basta combatê-la, é preciso tratar a causa. Então, se voltar a se sentir quente, avise o médico.

Insônia

Aquele leitinho morno que as avós nos davam antes de dormir na infância fica ainda melhor quando associado à noz-moscada. “Esse condimento é um sedativo leve; ajuda a conciliar o sono”, afirma Aderson Moreira. Ele ensina o modo de fazer: coloque 1 colher (café) rasa de noz-moscada em pó em 1 xícara de leite morno, misture e tome meia hora antes de deitar. Mas o consumo deve ser logo em seguida ao preparo. Outra receita que Aderson sugere resgatar: aromatizar o quarto com óleo essencial de lavanda uma hora antes de ir para a cama. Cientistas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo demonstraram o efeito relaxante da substância em ratos de laboratório. Dilua três ou quatro gotas em água, ponha num aromatizador e deixe por alguns minutos. “É ótimo para aliviar a ansiedade e levar a um sono tranquilo”, garante o médico.

Garganta inflamada

O gargarejo com água morna e sal continua bem cotado, já que é um bom antisséptico e remove secreções. A temperatura da água também ajuda a relaxar a área, mas, para não errar na salmoura, André Jaime prefere recomendar soro fisiológico à temperatura ambiente. “Ele já apresenta uma concentração de sal que não irrita a mucosa da faringe”, explica.

Azia

Aposte no chá de uma das mais antigas plantas medicinais: a hortelã. Bastante estudada atualmente, ela tem efeito anestésico leve, relaxa a musculatura intestinal, torna mais fluida a secreção de bile, combate problemas da vesícula biliar, facilita a digestão e ainda interrompe crises de vômito, lista o clínico geral e estudioso de medicina chinesa Alex Botsaris no livroFórmulas Mágicas (Nova Era). Faça uma infusão: coloque de 3 a 6 gramas de folhas em água fervente, abafe de cinco a dez minutos e beba ainda morno.

Contusão

Gelo é imbatível nas primeiras 48 horas após o trauma. “A temperatura baixa estimula a contração dos vasos sanguíneos, o que reduz a quantidade de sangue no local e possíveis inchaços”, diz André Jaime. Use bolsa térmica ou pedras de gelo envoltas em uma toalha para evitar que elas queimem a pele. Também ajuda passar arnica, em especial se houver hematomas (marcas roxas). Sua eficiência foi confirmada por uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná. Ela acelera a cicatrização. Se não tiver a pomada da erva, encontrada em muitas farmácias, faça compressa: coloque 30 gramas de folha de arnica picada em meio litro de água fervente. Abafe, espere esfriar e aplique-a, morna, de três a quatro vezes por dia no local da contusão.

Diarreia

Além de uma dieta pobre em fibras (nenhum vegetal cru, legumes só batidos e peneirados, purê de batata sem leite, arroz branco empapado, carne magra moída e frango desfiado), o tratamento caseiro pode incluir água de coco ou soro de farmácia para reidratar. Outra indicação de Aderson Moreira é o chá com broto de goiaba, encontrado em lojas de produtos naturais. Corte seis brotinhos – que aparecem antes de nascer a flor – em pedaços pequenos, coloque em 1 xícara de água fervente, abafe e coe. Tome meia xícara em intervalos curtos enquanto persistir a diarreia.

Dores

Provocadas por processos degenerativos e inflamatórios das articulações (o popular reumatismo), as dores podem ser aliviadas por meio de calor. Os reumatologistas orientam, antes de aquecer, massagear o local com esta mistura caseira: 2 gotas de óleo essencial de cravo, 2 gotas de óleo essencial de canela, 2 gotas de cânfora e meia xícara de óleo de gergelim. O primeiro é conhecido pelo poder anestésico, tanto que ameniza temporariamente a dor de dente. A canela também exibe propriedades analgésicas, e os efeitos anti-inflamatórios da cânfora foram recentemente atestados em um estudo de laboratório conduzido no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Cheju National University, na Coreia do Sul. Aí, sim, aplique calor seco (compressa com pano aquecido no ferro de passar) ou úmido (bolsa de água quente) por cerca de 20 minutos.

Irritações na pele

Nas crianças pequenas, a área da fralda descartável pode ficar sujeita a inflamações e assaduras, em especial quando o tempo esquenta. O desconforto é enorme. A dermatologista Márcia Pontes, do Rio de Janeiro, aconselha, em primeiro lugar, a mudar a marca do produto, aumentar o número de trocas ou deixar o pequeno sem fralda por algumas horas. “Limpe o local com algodão embebido em óleo mineral – para remover os resíduos de fezes –, água morna e sabão de glicerina. Depois, faça compressas com água boricada a 2%, de cinco a dez minutos, duas vezes ao dia.”

Fonte: Revista Cláudia

sexta-feira, 9 de março de 2012

Água mineral de garrafa: os perigos da contaminação


A água mineral engarrafada é a bebida cujo consumo mais cresce no mundo. A água mineral é refrescante, sem calorias, fácil de carregar, mais saborosa que algumas águas de filtros comuns e muito mais saudável que os refrigerantes. Dados da Associação Internacional de Águas Engarrafadas revelam que a demanda brasileira pelas águas engarrafadas cresce mais de 7% ao ano. E o Brasil já é o 4º maior mercado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do México e da China. No entanto, cada vez mais gente se pergunta se a água mineral e a embalagem em que ela é vendida são seguras ou, ao menos, mais seguras do que a água do filtro – e se tal conveniência vale o impacto ambiental.

O que há na garrafa de água mineral?

Nomes e rótulos atraentes e que evocam paisagens imaculadas nos convenceram de que a água mineral é a bebida mais pura do mundo. “Mas ninguém deve pensar que a água engarrafada é mais regulamentada, protegida ou segura do que a água da torneira”, afirma Margaretha van Weerelt, chefe do Laboratório de Microbiologia Aquática do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . “As agências concessionárias são obrigadas a entregar em sua casa água apropriada para o consumo”, diz.

Algumas águas engarrafadas vêm de fontes cristalinas e outros mananciais intocados – mas não todas. A Aquarius, da Coca-Cola; a Cristale, vendida no Sul do país; e a São Francisco, comercializada no Nordeste, são alguns exemplos.

A lei brasileira não proíbe o engarrafamento de águas provenientes de fontes artificiais, mas determina que as empresas que utilizam essas fontes dêem o tratamento e a mineralização adequados à água antes da comercialização.

Água mineral pirata


Nesta etapa, um dos maiores perigos para o consumidor é a água mineral "pirata" - que não foi fiscalizada pelos órgãos responsáveis e pode vir de fontes contaminadas por substâncias tóxicas ou microrganismos.

Em caso de dúvida, a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) aconselha que se procure no rótulo o número de registro no Ministério da Saúde, bem como o endereço completo da fonte.

No entanto, não dá para confiar cegamente nos rótulos. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais lida todos os anos com casos de rotulagem inadequada. “As irregularidades mais encontradas são dados incorretos ou incompletos, como ‘Não contém glúten’”, explica Alessandra Alves Cury, especialista em Políticas de Gestão da Saúde da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais. Em 2000, um caso chamou a atenção. “Uma das indústrias solicitou o registro de água “diet”, conta. “Outro aspecto é o surgimento de produtos do tipo ‘Preparado Líquido Aromatizado’ e ‘Refrigerantes de Baixa Caloria’, que podem confundir o consumidor quanto à sua verdadeira natureza”, adverte ela.

A controvérsia não é apenas sobre a água engarrafada individualmente; a maioria das pessoas também bebe água de garrafão, seja no trabalho ou em casa.

Em 2006, a Pro Teste, organização não-governamental de defesa do consumidor, testou 15 marcas de água de garrafão vendidas no país. O resultado não foi negativo, mas preocupante: embora 80% não revelassem grandes problemas, os rótulos das águas de garrafão continham informação incompleta e quantidade errada de minerais, além de não mostrarem a data de validade ou instruções para conservação.

Outras três marcas de água de garrafão apresentaram a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Ela não oferece risco, a princípio, para quem está saudável de modo geral, mas o achado representa falha no processo de desinfecção.

Dica:
Examine o rótulo da água de garrafa

Quando tiver de levar água engarrafada, escolha marcas reconhecidas pelo DNPM e pela Anvisa. Examine a garrafa. Caso tenha dúvida, procure os órgãos responsáveis para ver se o registro é válido.

Dicas de Lista de Convite de Casamento

Listei neste post quatro dicas que vão te ajudar quando for preparar a sua lista de convidados. São perguntas que se hoje não são dúvidas para você, certamente mais a frente poderão ser.

  • Amigo separou, preciso convidar a sua ex-mulher?
Antes de responder se pergunte: ela é a sua amiga e você faz mesmo questão de que ela vá ao seu casamento? Se você respondeu que sim não é necessário nem consultar o seu amigo, convide-a, afinal o casamento é seu. Já se a resposta é não o convite fica ao seu critério, consulte o seu amigo se ele não se importaria de cruzar com a ex-mulher na festa.
  • Convido os colegas de trabalho? E o chefe?
Não se esqueça, o casamento é para os amigos próximos aos noivos. Não é necessário o convite aos seus colegas de trabalho, a não ser que você faça questão da presença de algum mais chegado. Isto vale também para o seu chefe, não a obrigação em convidá-lo. Para comunicar o seu casamento encaminhe um e-mail geral ou utilize o quadro de avisos da empresa.
  • Meu pai quer que eu convide um amigo dele, que nunca me viu na vida, e agora?
Analise quanto importante é aquele convite para o seu pai. Faça a escolha com o coração.
  • Preciso convidar os vizinhos?
Convide as pessoas que são importantes para você. Se de alguma forma os vizinhos participaram do momento especial da sua vida, sinta-se a vontade para convidá-la.

Tendências Inverno 2012

Galerinha, já estamos em março, mês que fecha o verão.
Daqui a pouco o outono vem chegando, e aquele vetinho mais fresco toma conta. Aí é um pulo para o inverno.
E quem não estar preparada para as novas tendências, não é mesmo?

Fiquem ligados!

1 - Romântico, o comprimento mimolet é tendência para o inverno 2012
Depois da ascensão das saias longas e das midis, chegou a vez do comprimento mimolet roubar a cena. Para quem não conhece o termo, ele é usado para designar a saia que termina um pouco abaixo dos joelhos, no máximo na altura do meio da panturrilha. Comportados, os vestidos e saias da estação têm ar romântico e marcaram presença em diversos desfiles do inverno 2012 nacional.


2- Veludo se destaca nas passarelas nacionais de inverno
O veludo marcou forte presença nos desfiles nacionais de inverno 2012 e promete também invadir as ruas na próxima estação. O material emprestou seu brilho molhado a peças como vestidos, saias, calças e até macacões. O tecido surgiu ora sozinho, ora acompanhado de outros materiais, compondo mix de texturas superatuais.





3- Tecidos metalizados são uma das apostas da temporada de inverno
Os tecidos metalizados já tinham surgido com força total na temporada de verão 2012 das semanas de moda internacionais e acabaram aterrissando também nas passarelas brasileiras. Tons como bronze, prata e dourado deram vida a vestidos, calças, saias, macacões e até shorts. Antes associados apenas às festas, esses materiais perderam a aura noturna em produções perfeitas para o dia a dia.




4- Golas abotoadas se firmam como tendência para o inverno 2012
Peças abotoadas até o colarinho também foram destaque nas passarelas nacionais. Coletes, vestidos e camisas ganham ar austero e comportado quando fechados do primeiro ao último botão. Para fugir das produções com pegada retrô e dar uma graça ao visual, as grifes apostaram em transparências, estampas coloridas e sobreposições com itens de tricô.




5- Tricô
Em forma de suéter ou de maxipulls, o tricô foi o escolhido para aquecer o inverno brasileiro. A aposta veio tão forte que as marcas Anju Anju e Maria Filó acabaram apresentando looks bem semelhantes na passarela.




6- Meia-calça trabalhada e colorida para o inverno 2012
As temporadas internacionais propõem meias-calças cheias de emoção para o inverno 2012. Coloridas, rendadas, estampadas, listradas… Confira o que as grifes apresentaram de mais ousado e escolha a sua.







7- Sapatos: As tendências que vão aquecer o inverno 2012

Glitter e purpurina
O modelo purpurinado criado por Miuccia Prada para o inverno 2012 da Miu Miu parece ter servido de inspiração para muitas marcas. Em todas as cores, o glitter esteve presente nos mais diferentes tipos de sapato.





8- Botas
Estrelas do inverno, as botas da temporada 2012 surgem em opções para todos os gostos. Nas cores, marrom e preto. No estilo, caubói, montaria, e biker.







Unhas em degradê: confira o passo a passo e experimente



Sucesso na SPFW, o efeito degradê nas unhas pode ser obtido com diferentes tonalidades de esmalte que se combinam e deixam as linhas divisórias suaves. Aprenda a seguir como aplicar a técnica nas unhas e veja o passo a passo clicando na galeria de fotos.

Degradê azul e preto
1 - Aplique uma camada de base reestruturadora.

2 - Em seguida, aplique duas camadas de um esmalte azul escuro.

3 - Com o auxílio de uma esponja, aplique delicadamente um esmalte preto, aos poucos, da metade para as pontas das unhas.

4 - Repita o processo, desta vez apenas na ponta da unha.

5 - Para finalizar, passe uma camada de cobertura brilhante.

Degradê preto e dourado
1 - Aplique uma camada de base reestruturadora.

2 - Em seguida, aplique duas camadas de um esmalte preto.

3 - Com o auxílio de uma esponja, aplique delicadamente o esmalte dourado, aos poucos, da metade da unha para as pontas.

4 - Repita o processo, desta vez apenas na ponta da unha.

5 - Para finalizar, passe uma camada de cobertura brilhante.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Tipos de mulher - Com qual delas você se identifica?? Rsrs.

Mulher "piriguete", que mais se confunde com "garota de programa".
Vemos muitas moças nas baladas, e até mesmo fora delas, adotando esse estilo.
Um tanto quanto vulgar.
Mulher não precisa andar quase nua para mostrar que é bonita.
O valor de uma mulher não está em seus músculos protuberantes, em seus seios siliconados, ou na sua bunda à mostra...




Mulher "fruta"... Kkkkkkkkkkk... "Piriguete" também, né.
Patético demais, né não?
Ficar empinando bunda, gente...
Que valor uma mulher dessas vai ter.
Só se for de fruta mesmo, que as pessoas comem e jogam fora o bagaço, né.




Mulher "boneca". Sem vontade própria.
Aquela que olha, anda, e faz aquilo que o homem manda.
Aquela que está sempre linda, sempre sorrindo, sempre de cabelos arrumados, unhas feitas, enfim, impecáveis.
Elas respiram?





Mulher natural, "me aceito como sou e sou feliz assim". Gorda, magra, muito branca, quase sem peito, com excesso de peito, quadris largos demais...  É a mulher natural e feliz consigo. Não ligam para a ditadura da beleza e se acham linda como Deus as fez.




Mulher "Atual". Independente, inteligente, corre atrás, básica, divertida, batalhadora, dinâmica, companheira, simpática e descomplicada.






Mulher "mãe e esposa", sempre dedicada, cuida do marido e dos filhos, deixa a roupas lavadas, a casa arrumada, comidinha pronta e muitas vezes ainda trabalha fora.
E também muitas vezes, é trocada, por uma fruta ou piriguete acima... Aff...