Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Manchas no rosto

Fatores desencadeantes


Juntamente com o verão vêm as manchas solares. Mesmo com todos os cuidados, como protetor solar, boné, chapéu e guarda-sol, peles muito claras e delicadas ficam com marcas só pelo contato com o calor do carro.
Para diminuir esses efeitos causados pelo sol, e trazer mais brilho e luminosidade a pele, hidratação e esfoliação são fundamentais. A esteticista ensina que, primeiramente, deve ser realizada uma higienização da pele do rosto com um demaquilante, para retirar as impurezas como sujeira, maquiagem e excesso de oleosidade. Logo após, com um algodão, passe no rosto uma loção tônica, para peles normais e secas e uma loção adstringente, para as oleosas. Essa loção vai finalizar a limpeza.

É hora da esfoliação para retirar as células velhas e afinar a pele, que deve ser hidratada com um creme de concentrados de ativos que devem conter uréia, vitamina A, C, E e filtro solar, para revitalizar, retardar o envelhecimento pela neutralização dos radicais livres, devolver a maciez e vitalidade por sua potente ação antioxidante e clarear as manchas.


As máscaras caseiras também trazem ótimos resultados. Elas devem ficar por 20 minutos no rosto. Faça uma vez por semana durante um mês e, depois, a cada 15 dias.
Veja duas receitas sugeridas pela dermatologista Blanch Marie.


Máscara de pepino
Bata um pepino, uma xícara de chá de leite de rosas e duas claras batidas em neve.
 Coe e aplique sobre a mancha.


Máscara de mel e amêndoas
Bata uma colher de mel, três colheres de óleo de amêndoas doce, meia xícara de chá de alecrim e argila verde.



Outra forma muito comum de mancha que atormenta a vida das mulheres é uma mancha escura localizada nas "maçãs" do rosto e desencadeada por predisposição genética, alteração hormonal e outros fatores.
No caso da predisposição genética, existem fatores que desencadeiam o aparecimento destas manchas (cloasma ou melansma). Se a pessoa fizer uso de anticoncepcional, ficar exposta ao sol sem proteção, ou ainda engravidar, ela terá uma chance maior de desenvolver estas manchas.
O tratamento para manchas de pele inclui o uso de formulações clareadoras receitadas pelo dermatologista. Aliado a estes cremes, o paciente pode ainda ser submetido a peelings superficiais seriados.
O peeling é realizado no consultório, sem anestesia nem sedação, porque o processo é indolor. Primeiro a pele passa por uma limpeza profunda e, em seguida, é aplicada a substância que irá reagir com as camadas da pele. Depois do processo a pessoa deve usar protetor solar todo os dias e interromper o uso de cremes que contém ácidos (anti-rugas) durante 10 a 15 dias.
E para ter uma pele livre de problemas, vale o velho ditado: é melhor prevenir que remediar. Portanto, sol só com protetor solar. E se as manchas já apareceram, procure um especialista e faça um tratamento. Assim, você fica livre das manchas e com a pele perfeita! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário